domingo, 29 de março de 2009

Editando o pôr-do-sol

Uma experiência com o programa IrfanView

Para o sexto exercício do curso, tive que baixar o programa IrfanView a pedido dos instrutores para editar fotos. Confesso que torci o nariz para a ideia, já que eu sou um fiel usuário do Picasa.

Me considero um consumidor gabaritado do Picasa, um programa que venho utilizando para editar meus álbuns de fotos há alguns anos. Sempre encontrei tudo o que eu precisei no software do Google, até coisas que eu achei que nunca usaria. Foi com essa experiência que eu fiz o download do IrfanView.

A instalação foi muito fácil. O programa é leve e básico. Mas logo tive dificuldades com o menu, que não oferece as opções de corte e redimensionamento de forma intuitiva. Para reduzir o tamanho dessa foto que fiz do pôr-do-sol no Guaíba, aqui em Porto Alegre, na última semana, tive que procurar a ferramenta de redimensionamento um pouco antes de encontrá-la no menu "Image". Eis a foto original:



Eis a foto reduzida:



Mas a parte mais difícil do exercício foi encontrar a ferramenta de corte do IrfanView. Normalmente, os editores de imagem oferecem uma forma muito clara de fazer cortes. A área que será mantida na imagem é selecionada e, com um clique ou dois, o usuário corta a parte indesejada - o verbo "crop" no inglês da informática. No IrfanView, o usuário que realiza este processo acaba dando um zoom na imagem. Se ele apertar no ícone da tesoura, símbolo internacional de corte, a parte cortada será a parte selecionada, e não a parte que fica de fora do quadrado, o que vai contra todo o processo intuitivo dos demais editores de imagem.

Depois de perder alguns minutos tentando descobrir como, afinal, era feito o corte da área selecionada, encontrei o comando aqui, clicando em "crop selection":



Vamos aos resultados. Aqui está a foto original:



E aqui está a foto cortada:



Aos curiosos: as imagens foram feitas do 17º andar do hotel Intercity Premium, no centro de Porto Alegre. É uma bela vista da cidade.


* Este texto foi produzido para o Módulo 3 do curso Jornalismo 2.0 do Knight Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário