sábado, 21 de março de 2009

Realmente simples

Uma breve análise do uso de RSS

Em inglês, RSS significa "really simple syndication". Algo como "distribuição de notícias realmente simples". O serviço foi criado para que leitores de blogues e outros veículos de informação recebessem as atualizações de cada site sem a necessidade de visitar a página. É um dos poucos casos onde nome de um serviço cumpre exatamente com a sua ousada proposta: realmente simples.

Existem duas formas de receber RSS. A mais tradicional é por softwares instalados no computador que recebem as atualizações, como se fosse um cliente de email. A segunda, e que vem ganhando popularidade, é por serviços como o Google Reader, onde as atualizações são encaminhadas para uma página na internet onde o usuário organiza o recebimento dos textos.

A parte mais difícil do processo, se é que podemos encontrar dificuldades no sistema, é entender se acrescenta os blogues favoritos no programa de recebimento das atualizações. Na verdade, é muito sinmples: basta copiar o link RSS do site. O único problema é que cada blogue apresenta o link de forma diferente e, embora muitos sites utilizam o logotipo do sistema RSS para chamar a atenção do usuário, outras páginas praticamente escondem o link.

Para iniciantes, talvez demore algum tempo para entender que o link a ser copiado para registro RSS não é o mesmo do endereço da página. O sistema necessita de um link próprio do RSS, mas a confusa é desfeita rapidamente assim que se descobre pela primeira vez como o sistema é operado.

Como teste, utilizei o Google Reader nas últimas semanas e os resultados foram muito bons. Escolhi alguns blogues de jornalistas para acompanhar, o que foi muito produtivo porque, pela primeira vez, estou de fato seguindo as atualizações de algum blogue com freqüência. Até então, eu confia na minha memória para visitar as páginas de tempos em tempos, mas confesso que a experiência era frustrante porque esquecia de acompanhar alguns blogues e muitas vezes me decepcionava ao visitar as páginas e descobrir que elas não haviam sido atualizadas.

A facilidade do RSS levanta discussões sobre o futuro do jornalismo - a minha profissão. O modelo de negócio dos jornais estava baseado na conveniência de compilar e entregar diariamente na porta da minha casa um conjunto de informações de diversos segmentos da sociedade, como economia, política e esportes por um pequeno valor. Agora, o RSS pode fazer este serviço para mim. De graça. E com o benefício de receber somente as informações que realmente me interessam. Uma vantagem adicional: se houver mais de uma atualização diária, vou receber todas elas no meu sistema RSS, ao passo que o jornal só é entregue uma vez por dia na minha casa. Realmente simples para o usuário, mas talvez muito complicado para a indústria gráfica.

* Este texto foi produzido para o Módulo 1 do curso Jornalismo 2.0 do Knight Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário