domingo, 29 de março de 2009

O palco da Seleção

Uma pequena vistoria no estádio que vai receber o Brasil

Quando pisar no gramado do Beira Rio, na próxima quarta-feira, a Seleção Brasileira vai encontrar um gramado perfeito para desfilar o futebol que encanta o mundo. Pisei na relva do Beira Rio no último domingo, como parte de uma visita ao complexo do Sport Club Internacional, o clube que eu torço, e pude constatar a qualidade da grama do estádio e o luxo das suítes corporativas, onde cartolas e VIPs de toda a sorte vão assistir à partida.

O jogo contra o Peru, além de valer pontos para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, faz parte das comemorações do centenário do Inter, celebrado no dia 4 de abril. Na visita, conheci setores do estádio pela primeira vez na vida, mesmo depois de 29 anos frequentando as arquibandas do Beira Rio. Como meus pais moram a 100 metros da casa do Colorado e o futebol sempre foi parte fundamental do meu tempo livre, passei minha infância, adolescência e, agora, minha vida adulta indo ao estádio para assistir aos jogos e, muitas vezes, para matar tempo. Apesar do Beira Rio fazer parte do quintal da minha existência, nunca havia entrado em algumas áreas do estádio, gramado e suítes entre elas.

A visita, realizada por convite de alguns conselheiros do clube, começou pelas suítes, uma nova área do estádio que vem sendo construída nos últimos cinco anos como parte do projeto de remodelação do Beira Rio e que vai servir de base para a grande reforma do estádio para a Copa de 2014, para qual Porto Alegre deve ser escolhida uma das sedes. Durante a temporada, as suítes funcionam como camarotes, mas são alugadas pelo período de um ano para empresas e endinheirados que preferem assistir aos jogos com muito conforto. No jogo da Seleção, no entanto, as suítes vão servir de ponto de encontro de famosos e dirigentes de futebol. Duvido que reclamem das instalações.

Logo na entrada, bares bem desenhados (devidamente decorados em vermelho e branco, as cores do Inter) recebem os visitantes. Fica a dúvida se bebidas alcoólicas serão permitidas dentro do estádio nesta partida, já que as biritas foram banidas dos estádios no Campeonato Brasileiro e demais certames organizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No intervalo do jogo, um bate papo nestes bancos me parece um bom programa:



Os corredores das suítes onde dirigentes da CBF e ex-jogadores da Seleção devem circular também possuem fotos de grandes momentos do Inter e até réplicas das taças das principais conquistas do clube ficam expostas:



Os grandes estádios do mundo já passaram por remodelações como esta. No Brasil, no entanto, isso é raridade. Excetuando aqueles que passaram por reformas recentemente, como o Maracanã e a Arena do Atlético Paranaense, ou que foram construídos do zero, como o Engenhão, poucos estádios brasileiros estão em melhor forma do que o Beira Rio. O que não significa que as instalações do Inter estejam na melhor forma. Fora das suítes, muitas áreas ainda são precárias, com concreto exposto, banheiros sujos e bares que atendem mal o torcedor. Por estas razões, uma visita as suítes do Beira Rio se tornam um passeio tão diferente para um torcedor comum como eu. Estas áreas de circulação, por exemplo, são exemplo para os demais clubes brasileiros:



Em cada suíte, cabem 32 convidados sentados em confortáveis cadeiras dobráveis de couro vermelho, que lembram os assentos de cinemas. Na foto, você vê várias suítes em perspectiva, protegidas com lona:



A visão do campo é boa, embora um pouco baixa. No anel superior do Beira Rio, o ângulo é melhor para observar o jogo. De qualquer forma, os convidados da CBF vão poder acompanhar a partida sem problemas:



Depois de passear pelas suítes, entramos pela área de imprensa e entramos no campo. Não pudemos entrar nos vestiários porque era dia de jogo do Inter no Beira Rio. O gramado, para alguém, como eu, que costuma bater uma bola com os amigos no final de semana, é excelente. Porto Alegre passou por alguns dias de chuva e a irrigação natural deve ter ajudado a fechar a grama. O piso é absolutamente plano, sem buracos. O gramado é fofo sem ser fundo, o que pode ser cansativo para os jogadores. Não é tão que o gramado do Beira Rio eleito como o melhor do Brasil em enquete realizada com os jogadores que atuaram no Brasileirão de 2008.



As reformas nas suítes no Beira Rio ainda são uma pequena parte da remodelação do estádio, que completa 40 anos nesta semana, prevista para a Copa de 2014. Confira o vídeo que explica o projeto do Inter para a Copa:



E você? Vai torcer pela Seleção contra o Peru? Confesso que, depois da péssima partida contra o Equador neste domingo, dia 29, fica difícil exibir o orgulho nacional. Mas, como ganhei convites, estarei no estádio. Nas suítes.


* Este texto foi produzido para o Módulo 3 do curso Jornalismo 2.0 do Knight Center

Um comentário:

  1. Alexandre, teu texto e a matéria estão excelentes. Mas eu me considero suspeito para analisar teu posto, pois sou colorado doente.
    Mas valeu pois eu não conhecia nada do que você mostrou e me senti ainda mais colorado, porque eu sou do tempo dos Eucaliptos.
    Abração
    Castilho

    ResponderExcluir