domingo, 22 de março de 2009

Mais do mesmo

Comparação entre os resultados de oito sites de busca

Pelo resultado do quarto exercício do curso, o ser humano está longe da cura do stress. A tarefa era comparar os resultados de um mesmo termo em oito sites de busca: Google, Yahoo, Altavista, Radar UOL, Clusty, MSN, Aks.com e Dogpile. Embora tenham surgido muitas coincidências nos resultados, poucas traziam informações de credibilidade que pudessem auxiliar quem estivesse procurando uma cura para stress pra valer.

A grande surpresa, para mim, foram os resultados diferentes em cada sistema. Como leigo em algoritmos e fiel usuário do Google há anos, nunca imaginei que uma mesma pesquisa pudesse trazer resultados diferentes em diferentes ferramentas de busca. Acredita que os sistemas eram comoditizados, ou seja, não apresentassem diferenças no resultados finais. Neste sentido, o Dogpile se apresentou como uma verdadeira supresa, já que ele busca resultados em diversos sites. O problema é que os seus primeiros resultados eram links patrocinados, o que polui a busca.

Yahoo e Altavista apresentaram resultados rigorosamente iguais. Entre eles, em primeiro lugar, o endereço do blogue Lixo do Tipo Especial, que apareceu em cinco das ferramentas de busca. Em geral, as respostas remeteram a blogues, sites de humor, grupos esotéricos, empresas com produtos para combater o cansaço, vídeos e, em apenas dois casos, para páginas com alguma credibilidade médica para responder a provável dúvida inicial do usuário: a cura do stress.

O excercício foi revelador para mostrar como jornalistas devem ter cuidado na hora de usar os sistemas de busca como fonte de informação. É lógico que todo repórter minimamente experiente sabe que grande parte das informações da web (à exceção de sites institucionais) são pouco confiáveis, mas a busca pela cura do stress se mostrou dispersa mesmo como forma de orientação da pauta. Notórios especialistas ou instituições de credibilidade como hospitais e organismos internacionais de proteção à saúde não apareceram nas buscas.

Chamou a minha atenção também dois resultados do MSN Live Search que trouxe links de destinos turísticos praianos: http://www.prainha.net e www.praiadeitaoca.com.br. Não responderam diretamente à provável intenção original do usuário, mas trouxe respostas indiretas que podem trazer o cura do stress.

Veja abaixo os resultados da pesquisa (clique na imagem para ampliar a tabela):


* Este texto foi produzido para o Módulo 2 do curso Jornalismo 2.0 do Knight Center

Um comentário:

  1. Oi Alexandre,
    O teu blog está, como dizem nos conformes. Bem desenhado, bem escrito. Senti falta apenas de um pouco mais de ilustração. A unica ressalva é o tamanho da tabela sobre buscas, que você publicou. Ela poderia ser maior, ocupando toda a coluna reservada ao texto principal. Assim, o leitor não precisaria abrir uma nova página para ver os detalhes da tabela.
    Gostei muito do titulo e texto do post Motor 2.0 500 cavalos.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir